Início / Serviço Judicial: Assistência Jurídica Gratuita

Serviço Judicial: Assistência Jurídica Gratuita

1. Finalidade: Possibilitar ao cidadão hipossuficiente o acesso a Justiça de forma gratuita.

1. Requisitos: Ser pessoa hipossuficiente (com percebimento de renda mensal de até 01 (um) salário mínimo).

1. Tipos de Ação Judicial : Direito de Família que não envolva interesse patrimonial e tutela à Saúde.

1. Documentação Necessária: Depende da ação judicial cabível, a ser definido por ocasião do agendamento.

1. Principais Etapas do Serviço:
  • Comparecer à Prefeitura Municipal de Teotônio Vilela a Rua Pedro Cavalcante, nº 162, 1º Andar, Centro;
  • Fazer o agendamento;
  • Comparecer na data agendada munido da documentação definida conforme item 3;
  • Ajuizamento/protocolo;
  • Acompanhamento do trâmite processual com elaboração de atos processuais e recursos cabíveis até última instância.

1. Consulta do Andamento do Processo Judicial: Comparecer a Prefeitura após 30 (trinta) dias do atendimento para ter acesso ao número do respectivo processo. Na posse do número do processo, efetivar a consulta no site do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (https://www2.tjal.jus.br/cpopg/open.do).

1. Canais de Atendimento para Solicitar o Serviço: Presencial.

1. Forma de Prestação de Serviço: Comparecimento a Prefeitura Municipal de Teotônio Vilela a Rua Pedro Cavalcante, nº 162, 1º Andar, Centro.

1. Dias de Agendamento: Segunda a sexta das 08hs às 12hs e de 14hs as 17hs.

1. Dias de Atendimento: Segunda a quarta-feira.

1. Tempo Estimado entre Agendamento-Atendimento: Aproximadamente 01 (um) mês.

1. Quantidade de Pessoas Atendidas no Dia Agendado: 05 (cinco) pessoas efetivamente agendadas mais os casos excepcionais (casos urgentes e com transcurso de prazo judicial).

1. Tempo Estimado de Atendimento Físico: Aproximadamente 30min.

1. Tempo Estimado para a Finalização do Processo Judicial: Depende da complexidade da causa e ritmo do próprio Poder Judiciário.