Ampliar Fonte
Reduzir Fonte
Normalizar Fonte
Mudar Contraste
Página
Início / Projeto Semento do Futuro

Projeto Semento do Futuro

PROJETO SEMENTE DO FUTURO

 

O Projeto Semente do Futuro está em execução desde 2016 já foi financiado pela Fundação Itaú por 3 anos. O recurso é destinado ao Fundo Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente-FMDCA, N° 19.539.317/0001-29 conforme a Lei nº 932/2015 do CMDCA do município de Teotônio Vilela – AL e com execução da Prefeitura Municipal de Teotônio Vilela-AL através da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social, Trabalho, Direitos Humanos e Cidadania.

O Projeto Semente atende crianças e adolescente de 7 a 17 anos com objetivo de reduzir os índices de incidência e reincidência da evasão escolar e das violações vivenciadas pelas crianças e adolescentes, buscando a mitigação de danos, a integração interinstitucional e o ingresso e a permanência com sucesso escolar.

O projete tem uma equipe multiprofissional para atender criança, adolescentes, família e profissionais da rede de atendimento, com oferta de oficinas de teatro, canto, violão, inclusão digital, esporte inclusivo, psicólogo e assistente social (coordenadora do projeto). Em 2020 e 2021 o esporte está suspenso.

O trabalho do projeto fortalece a rede atendimento para criança e adolescente, são serviços integrado com outros setores visando a garantia de direitos. Essas são importantes por aproximar o profissional da realidade dos usuários/as, por levar-nos a observar, dialogar sobre as reações emocionais e alterações comportamentais frequentemente apresentadas pelas crianças e adolescentes durante a pandemia, tais como dificuldades de concentração, irritabilidade, medo, inquietação, tédio, sensação de solidão, alterações no padrão de sono e alimentação, que não é fácil para pais e cuidadores, que também estão vivenciando níveis mais elevados de estresse e ansiedade neste período.

A partir disso, a escuta da equipe foi primordial a identificar demandas, e em seguida, planejar os kits enviados para as famílias trabalhar as temáticas como campanhas: Faça Bonito; Não ao Trabalho Infantil; ECA: Direitos e Deveres; Valorização da Vida, entre outras.

Galeria de Fotos