Ampliar Fonte
Reduzir Fonte
Normalizar Fonte
Mudar Contraste
Página
Início / Projeto MoviMente

Projeto MoviMente

“MOSTRA Alagoas, aqui tem SUS” – 2019

 

FICHA DE INSCRIÇÃO – ANEXO 01

 

  • IDENTIFICAÇÃO:

MUNICÍPIO:

TEOTÔNIO VILELA

UF:

AL

 

REGIÃO:

NE

 

N

 

NE

 

CO

 

S

 

SE

GESTOR (A):

IZABELLE MONTEIRO ALCÂNTARA PEREIRA

AUTOR PRINCIPAL: NOME COMPLETO e CPF

JENNIFER BRUNA DOS SANTOS VIEIRA

CPF: 066369624-02

CONTATO DO AUTOR PRINCIPAL:

E-MAIL: jennifer_gus_al@gmail.com

TELEFONE: (82) 988625437

ENDEREÇO COMPLETO DO AUTOR PRINCIPAL:

 

OUTROS AUTORES: (MAXIMO 5) – NOME COMPLETO

EDSON JOSÉ HOULY ALMEIDA MELO

 

MARIA EDILENE DA SILVA LIMA

 

IZABELLE MONTEIRO ALCÂNTARA PEREIRA

LARYSSA CUSTÓDIO DA SILVA MOTA

LÍVIA RAFAELLA MENEZES DA ROCHA GOULART

 

NOME DO RESPONSÁVEL PELA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO – NOME COMPLETO e CPF

JENNIFER BRUNA DOS SANTOS VIEIRA

CPF: 066369624-02

 

MODALIDADE DE INSCRIÇÃO:

1 - Experiências das Equipes de Saúde da Família, NASF, Unidades Municipais de Saúde, realizadas com sucesso nos respectivos territórios.

                 
 

 

 

  • TEMÁTICA E CATEGORIA: (MARCAR X)  MODALIDADE 1
  1. PLANEJAMENTO LOCAL DO SUS

 

 

 

 

 

 

  1. PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA SAÚDE

 

 

 

 

 

 

  1. FINANCIAMENTO E FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

 

 

 

 

 

 

  1. GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE

 

 

 

 

 

 

5- JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE                NO MUNICÍPIO

 

 

 

 

 

 

  1. ATENÇÃO BÁSICA

6.A

6.B

X

6.C

6.D

6.E

6.F

  1. VIGILÂNCIA EM SAÚDE NO MUNICÍPIO

 

 

 

 

 

 

  1. REGULAÇÃO DO SUS NO MUNICÍPIO

 

 

 

 

 

 

 

 

  • INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A EXPERIÊNCIA

 

TÍTULO DA EXPERIÊNCIA: PROJETO MOVIMENTE:  UMA ESTRATÉGIA DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL INTEGRALIZANDO À ASSISTÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA EM TEOTÔNIO VILELA /AL.

TEMÁTICA: ATENÇÃO BÁSICA

CATEGORIA: ACOLHIMENTO

 

 

  • DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA – RESUMO DO PROJETO

APRESENTAÇÃO/INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA: (1000 caracteres)

O município de Teotônio Vilela com uma população estimada de 43.960 habitantes possui cobertura de 100% da Rede de Atenção Básica de Saúde onde foi identificado um alto índice de pacientes usuários de psicofármacos. Nesse contexto, surgiu a ideia do Projeto MoviMente, iniciado em novembro de 2018, é caracterizado como um grupo terapêutico com o intuito de fortalecer a integralidade da Rede de Atenção à Saúde  com ações contínuas monitoradas trimestralmente e desenvolvidas por uma equipe multiprofissional a partir da necessidade de garantir as linhas de cuidados como ferramenta para potencializar ações no campo da Saúde Mental e Atenção Básica. Busca maior resolubilidade ao comprometer-se com a articulação intersetorial e a integralidade no cuidado dos usuários do SUS promovendo a psicoeducação afim de reduzir a utilização de medicamento de uso prolongado, visto que o uso continuo de psicofármacos, que agem no sistema nervoso central, traz complicações em curto ou a longo prazo.

 

OBJETIVOS: (750 carateres)

Promover a melhoria da qualidade de vida de usuários que estão no campo da saúde mental, integralizando à assistência na atenção básica.

 

METODOLOGIA: (750 caracteres) –

O Projeto é realizado em duas fases, inicialmente com identificação através de triagem para avaliar ansiedade, depressão, sobrepeso, obesidade, hipertensão e diabetes, formando dois grupos de 15 pessoas cada. Logo após iniciam-se as atividades com grupos, que acontece duas vezes por semana. Daí é traçado um projeto terapêutico singular individualizado com ações de: biodança, educação em saúde, atendimentos individuais e coletivos com psicólogo, nutricionista, enfermeiro, farmacêutico e educador físico, monitorados através do cartão de plano de cuidado, ficha de evolução do paciente, prontuário de Saúde Mental e diário individual, registrando as sensações disparadas a partir da vivência no projeto.

RESULTADOS:

Notou-se melhoria da qualidade de vida dos usuários, diminuição do peso, redução nos casos descompensados de diabetes e hipertensão. Os participantes relatam melhora na autoestima, interação biopsicossocial com os outros participantes, familiares e em seu território. Observou-se ainda maior participação nas atividades de saúde ofertadas para população, por exemplo, assiduidade no acompanhamento de HIPERDIA. Através de depoimento dos usuários foi relatado mais motivação para iniciar novas tarefas e superação de desafios que antes pareciam impossíveis. Essas estratégias evidenciam o cuidado individual e integral de forma acolhedora proporcionando melhoria na qualidade de vida do usuário.

 

CONCLUSÃO/OBSERVAÇÕES/CONSIDERAÇÕES:

O Projeto promove melhoria na qualidade de vida, auxiliando em um melhor equilíbrio, do estado nutricional e do condicionamento físico de usuários do SUS que circulam no campo da saúde mental e atenção Básica. Fortalece o autocuidado, produz condicionamento físico e emocional, promovendo o cuidado a saúde de forma integral e individualizada. Fortalece a integração da rede de cuidado ao paciente usuário de psicofármacos e subsidia ações da gestão voltadas para o campo da saúde física e mental.

 

 

 

Declaro serem verdadeiras as informações prestadas.

NOME DO AUTOR PRINCIPAL OU RESPONSÁVEL PELA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO:

JENNIFER BRUNA DOS SANTOS VIEIRA CPF: 066369624-02

COSEMS:

 

MODALIDADE 1:

CARGO NA SMS: PSICÓLOGA DO AMBULATÓRIO DE SAÚDE MENTAL

DATA:

29/03/2019