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Planejamento Estratégico - Procuradoria Geral

GESTÃO ESTRATÉGICA

        O Planejamento Estratégico da PGM de Teotônio Vilela concentra toda a concepção da gestão estratégica, desenvolvida de forma minuciosa e detalhada, dispondo de um conjunto de práticas e objetivos estabelecidos a partir da avaliação dos ambientes internos e externos, alinhados a metas e indicadores para avaliação da performance.

 

         Nosso Planejamento Estratégico é pautado sobretudo na identidade organizacional desta Procuradoria, cujos pilares são:

 

         1 - Missão

 

         Exercer com excelência a defesa dos direitos e interesses do município de Teotônio Vilela/Al e a orientação jurídica dos administradores de todos os Poderes para adequar as práticas administrativas e as políticas públicas à Constituição e às leis.

 

         2 - Visão

 

         Ser reconhecida como instituição pública que, com exclusividade e excelência, oferece orientação e defesa jurídicas ao Município de Teotônio Vilela/Al.

 

         3 - Valores

 

  • Atuação eficiente
  • Ética republicana
  • Qualificação profissional
  • Autonomia técnica
  • Espírito de colaboração
  • Unidade institucional

 

         4 - Negócio

        

         Defesa dos direitos e interesses do Município de Teotônio Vilela/Al e orientação jurídica dos administradores de todos os Poderes.

 

MAPA ESTRATÉGICO

         O Mapa estratégico da Procuradoria está estruturado em quatro perspectivas:

  • Institucional e Orçamentário;
  • Município e Sociedade;
  • Processos e Estrutura;
  • Aprendizado e Crescimento.

 

  1. INSTITUCIONAL E ORÇAMENTÁRIO:
  • Garantir o exercício pleno das funções constitucionais de representação e consultoria jurídica;
  • Fortalecer a imagem institucional;
  • Gerir de forma eficiente os recursos orçamentários.

 

  1. MUNICÍPIO E SOCIEDADE:
  • Otimizar a gestão e cobrança da dívida ativa;
  • Fomentar ações para prevenção e redução da litigiosidade.

 

  1. PROCESSOS E ESTRUTURA:
  • Aperfeiçoar processos finalísticos;
  • Aperfeiçoar processos de suporte;
  • Disponibilizar estrutura física e tecnológica adequadas.

 

  1. APRENDIZADO E CRESCIMENTO:
  • Aperfeiçoar gestão de pessoas;
  • Aprimorar política de qualificação;
  • Assegurar a motivação e o bem-estar do quadro funcional;
  • Fomentar a gestão do conhecimento.

 

  1. PLANEJAMENTO E GESTÃO:
  • Desenvolver, desdobrar e gerir a estratégia;
  • Gerir projetos estratégicos;
  • Gerir processos organizacionais;
  • Gerir desempenho institucional;
  • Realizar a gestão orçamentária e financeira;
  • Gerir estrutura organizacional;
  • Normatizar e regulamentar questões institucionais.

 

  1. COMUNICAÇÃO SOCIAL:
  • Promover comunicação interna;
  • Promover comunicação externa;
  • Gerir relacionamento com a imprensa.

 

  1. FISCALIZAÇÃO E CONTROLE:
  • Verificar prazos e falhas processuais;
  • Gerir estágio probatório (Procuradores);
  • Realizar correição preventiva;
  • Realizar sindicâncias e PAD’s;
  • Avocar processos e litígios processuais.

        

  1. RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE E GOVERNO:
  • Gerir relacionamento o Poder Legislativo municipal;
  • Gerir relacionamento com os órgãos do Poder Executivo;
  • Gerir relacionamento com o Poder Judiciário Federal e Estadual;
  • Gerir relacionamento com o Ministério Público;
  • Gerir relacionamento com entidades representativas de segmentos da sociedade;
  • Gerir relacionamento com órgãos não governamentais.

 

  1. CENTRO DE ESTUDOS:
  • Promover o aperfeiçoamento técnico e jurídico;
  • Realizar a gestão do conhecimento;
  • Realizar estudo em matérias jurídicas;
  • Acompanhar a evolução doutrinária e jurisprudencial.

 

  1. CONSULTORIA JURÍDICA:
  • Responder consultas dos órgãos da administração;
  • Elaborar iniciais, preparar informações e atos judiciais em ADIN;
  • Examinar e elaborar anteprojetos de Lei e emitir parecer em autógrafos e diligências;
  • Informar e orientar órgãos da Administração acerca de questões tributárias;
  • Análise de portarias e manifestação quanto aos requisitos legais. (PAD);
  • Análise quanto ao mérito em recursos dirigidos ao Prefeito do Município. (PAD);
  • Análise de processos de licitação e contratos internos da PGM;
  • Atuar em questões especiais;
  • Gerir e distribuir demandas.

 

  1. CONTENCIOSO:

 

  • Atuar em questões especiais:

 

  • SAÚDE / ADMINISTRAÇÃO: Analisar processos judiciais; Promover atos judiciais; Solicitar informações para instruir processos judiciais; Informar e orientar órgãos municipais acerca de questões judiciais; Notificar órgãos municipais acerca de resultado da sentença/acórdão; Acompanhar a evolução doutrinária e jurisprudencial; Gerir e prevenir ações repetitivas.

 

  • Gerir e distribuir demandas:

 

  • PATRIMÔNIO: Analisar processos judiciais; Promover atos judiciais; Solicitar informações para instruir processos judiciais; Informar e orientar órgãos municipais acerca de questões judiciais; Notificar órgãos municipais acerca de resultado da sentença/acórdão; Acompanhar a evolução doutrinária e jurisprudencial.

 

  • EXECUÇÃO DE SENTENÇAS: Analisar processos judiciais; Promover atos judiciais; Solicitar informações para instruir processos judiciais; Informar e orientar órgãos municipais acerca de questões judiciais; Notificar órgãos municipais acerca de resultado da sentença/acórdão; Acompanhar a evolução doutrinária e jurisprudencial; Verificar os valores de RPV e Precatórios.

 

  1. FISCAL:

 

  • Atuar em questões especiais:

 

  • CONTENCIOSO TRIBUTÁRIO: Analisar processos Administrativos; Promover atos Administrativos; Analisar processos judiciais; Promover atos judiciais; Providenciar informações externas para instruir processos judiciais; Informar e orientar órgãos municipais acerca de questões tributárias específicas; Representar a Procuradoria no TAT; Acompanhar a evolução doutrinária e jurisprudencial; Atender e orientar o contribuinte.

 

  • COBRANÇA DA DÍVIDA ATÍVA: Realizar classificação da dívida ativa; Gerir protesto das CDA’s; Atender e orientar o contribuinte; Emitir Certidão Positiva; Analisar a possibilidade de parcelamento.

 

  • Gerir e distribuir demandas:

 

  • COBRANÇA JUDICIAL: Realizar classificação da dívida ativa; Verificar demais processos judiciais do devedor; Providenciar informações externas para instruir processos judiciais; Ajuizar as CDA’s; Promover atos judiciais; Analisar a possibilidade de parcelamento; Gerir a cobrança da dívida ativa; Atender e orientar o contribuinte; Acompanhar a evolução doutrinária e jurisprudencial.

 

  • APOIO TÉCNICO: Gerir cadastro de processos judiciais; Gerir portarias de informações eletrônicas; Realizar cálculos processuais; Certificar processo para pagamento; Certificar processo para pagamento; Identificar situações que indicam ação regressiva; Elaborar relatórios técnico/gerenciais; Receber e distribuir cartas precatórias.