A cidade de Teotônio Vilela foi palco do VIII Encontro Regional Nordeste e do XIX Encontro Dos Conselhos Municipais De Educação - Seccional Alagoas, com o foco de fortalecer o diálogo e as políticas educacionais para a região Nordeste e para o Estado de Alagoas. O evento sediado pela primeira vez no município, aconteceu nos dias 5 e 6 de setembro.
Realizado na Secretaria Municipal de Educação, mais de 350 conselheiros municipais de educação e 83 participantes de vários estado da região Nordeste estiveram presentes e cerca de 70 municípios alagoanos participaram desta edição.
A secretária de Educação, Noêmia Pereira, agradeceu a presença dos conselheiros de todos os participantes dos municípios e estados vizinhos, e destacou a importância do encontro para fortalecer a educação e os conselhos municipais de educação em todo o Estado de Alagoas e no Brasil.
Entre as palestras realizadas, destacaram-se temas como o papel dos Conselhos Municipais de Educação no contexto atual, visando assegurar a defesa ao direito educacional; a garantia de financiamento e o fortalecimento da gestão democrática como estratégia de mitigação das desigualdades educacionais-sociais.
A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação é uma entidade representativa organizada em todos os estados brasileiros com a finalidade de incentivar e orientar a criação e o funcionamento destes colegiados, pauta a sua atuação nos princípios da universalização do direito à educação, da gestão democrática da política educacional e da inclusão social.
De acordo com a coordenadora estadual da Uncme e vice-presidente nacional de região NE, professor Marly Vidinha, além de reunir pessoas de diferentes estados e diferentes conselhos, esse encontro proporciona momentos que trazem possibilidades de grandes reflexões acerca da educação, do direito à educação e do compromisso social em uma amplitude maior.
"A troca de experiências que acontece em um evento dessa magnitude é de uma riqueza ímpar. Daqui saem muitas proposições, olhares diferenciados para os conselhos de educação", afirmou a coordenadora.