A Prefeitura de Teotônio Vilela, em parceria com empresas, iniciou as ações de recuperação da área degradada do antigo Lixão. Após ter a licença do Instituto de Meio Ambiente (IMA) para a execução do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), foram plantadas 400 árvores nativas, cumprindo todas as normas exigidas pelos órgãos competentes.
Optar pela recuperação de uma área degradada é uma demonstração de cuidado com o meio ambiente e o intuito de protegê-lo para as gerações futuras. Além disso, assegura outros benefícios como inúmeras possibilidades de uso do solo, saúde, segurança e produtividade do meio ambiente. A recuperação também evita consequências indesejadas, como a esterilidade do solo e desmoronamentos de áreas, mantendo a diversidade ambiental e garantindo a qualidade dos recursos renováveis.
A iniciativa, além de incrementar a área de transbordo e a Coleta Seletiva, é um exemplo da importância do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). O PRAD é solicitado pelos órgãos ambientais como uma parte fundamental do processo de licenciamento de atividades degradadoras ou modificadoras do meio ambiente. Também é exigido após o empreendimento ser punido administrativamente por causar degradação ambiental.
De maneira técnica, o PRAD é um conjunto de medidas que tornarão possível que uma área degradada estabeleça um novo equilíbrio dinâmico, como solo apto para uso futuro e paisagem com harmonia estética. A parceria entre a Prefeitura de Teotônio Vilela, Usina Coruripe, Impacto Bio Energia, Fórum Alagoano de Comitês de Bacias Hidrográficas, Secretarias de Educação, Urbanismos e Transportes, é um exemplo de como a união entre diversos setores pode contribuir para a recuperação do meio ambiente.
A Prefeitura de Teotônio Vilela reitera o compromisso com a preservação do meio ambiente e convida toda a população a se juntar nessa importante causa. A recuperação da área degradada do antigo Lixão é apenas o início de uma série de ações que serão realizadas em prol da preservação e conservação ambiental no município.