O município de Teotônio Vilela tem se destacado novamente como uma referência na área de saúde em todo o país. O reconhecimento veio por meio do projeto intitulado "Facilitando o Trabalho Integrado Entre ACS E ACS No Território da UBS 04," que conquistou uma posição entre os 200 melhores projetos de todo o Brasil. Essa conquista ocorreu durante a 1ª MOSTRA "SAÚDE COM AGENTE: Experiências de Integração entre ACE e ACS nos Territórios”.
Este notável projeto recebeu aprovação do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), do Ministério da Saúde (MS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Seus autores, que pertencem à equipe de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Unidade Básica de Saúde Francisca de Assis Borges Pereira (UBS 04) em Teotônio Vilela, são Paulo Santos e Simone Lima.
A representatividade de Teotônio Vilela nesse cenário se consolidará nos dias 12 e 13 de dezembro de 2023, quando os agentes de saúde do município viajarão para Brasília, no Distrito Federal, para competir com projetos de outras regiões do país. De acordo com o regulamento estabelecido, os dois melhores projetos, avaliados presencialmente com base na nota final, de cada região geográfica brasileira (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), serão premiados com o Prêmio "Programa Saúde com Agente: experiências de integração entre ACS e ACE nos territórios”. O prêmio inclui a produção de um documentário que fará parte da série "Webdoc Saúde com Agente", além de um Certificado de Premiação específico para a respectiva região.
Nesse contexto, os parabéns são estendidos aos autores, Paulo Santos e Simone Lima, pelo notável projeto que mais uma vez coloca Teotônio Vilela no mapa da excelência em saúde no Brasil.