No próximo dia 25 de julho, Teotônio Vilela será palco do seminário "Teotônio Vilela: Turismo e Oportunidades Econômicas", uma iniciativa voltada para disseminar conhecimento, capacitar empresários e potenciais empresários do segmento turístico, além de fortalecer as instâncias de governança do Caminho das Águas. O evento, que acontecerá no auditório da Secretaria de Educação das 8h às 12h, visa fomentar o empreendedorismo inovador e colaborar para o desenvolvimento do turismo na região de atuação da Agência Integrada de Atendimento em Penedo.
O seminário tem como objetivo explorar e promover novas fronteiras de experiências turísticas, enfatizando o desenvolvimento econômico local através da regionalização, inovação e valorização dos produtos turísticos e da cultura local. Serão incentivadas a criação de experiências autênticas e sustentáveis, fortalecendo o desenvolvimento regional e estabelecendo padrões de qualidade para os serviços turísticos, com foco no desenvolvimento social e econômico dos pequenos negócios e na inovação em processos tecnológicos e de serviços.
Com uma estimativa de público de 150 pessoas, o seminário contará com a participação de profissionais do setor de turismo, empresários e potenciais empreendedores do comércio local, artesãos, estudantes e acadêmicos, além de representantes do trade turístico de Teotônio Vilela. A programação proposta inclui credenciamento e café de boas-vindas, seguido por uma série de palestras e casos de sucesso, como a apresentação de Luciana Calheiros sobre a transformação do turismo em oportunidade de negócio, e de Ana Paula Teixeira sobre linhas de crédito para o setor de turismo, entre outros.
Espera-se que o seminário resulte na capacitação dos participantes, tornando-os mais eficientes e competitivos, além de fomentar o empreendedorismo inovador e estimular o desenvolvimento de novos empreendimentos no setor turístico. A iniciativa também visa o aumento da receita e a melhoria na gestão dos pequenos negócios participantes, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico local.