A prefeitura de Teotônio Vilela vem implementando cada vez mais na segurança da cidade através de câmeras de videomonitoramento. Desde a criação do setor de Segurança e Tecnologia, em 2017, o município tem investido no crescimento tecnológico, garantindo segurança para os moradores e fomentando o desenvolvimento e a economia.
São vários pontos da cidade, em cerca de 10 bairros com câmeras de segurança instaladas a fim de resguardar o patrimônio público municipal e manter o cidadão vilelense seguro.
Ao todo, são 300 câmeras instaladas pelo município e monitoradas, em tempo real, no Centro de Monitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Institucional. As equipes acompanham as imagens e caso notem alguma anormalidade, acionam os órgãos responsáveis.
Os equipamentos contam com tecnologia DVR (gravação de imagens de câmeras analógicas em formato digital) e NVR, que além de monitorar, também gerencia as câmeras via internet.
Além de resguardar o patrimônio público, as imagens podem auxiliar a polícia em qualquer crime cometido na região do alcance desses equipamentos. As câmeras estão 80% alocadas em ambientes internos, setorizados em secretarias, e 20% na parte externa da cidade.
De acordo com o técnico Charles Victor, o monitoramento é essencial para a vigilância e segurança em Teotônio Vilela. “Esses equipamentos abrangem tanto parte das rodovias, ruas, quanto setores especificamente estratégicos, onde tem grande circulação de público como o hospital, por exemplo”.
Ele explica ainda que os equipamentos internos são econômicos para o município, que não tem que despender verbas com vigilantes. “Externamente são também utilizados para auxiliar os serviços de guarda municipal, da polícia militar e até em inquéritos policiais”.
O videomonitoramento na cidade começou há 10 anos e vem sendo incrementado ao longo dos anos. Segundo a prefeitura, os próximos investimentos irão se dar em equipamentos com identificação fácil e leitura de placas de veículos, para auxiliar ainda mais nas demandas da cidade.