Saúde lança projeto de planejamento familiar: planejar é viver
Compreendendo que o planejamento familiar é um direito por lei de cada cidadão, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde lança hoje (07), o projeto Planejar é Viver, elaborando ações preventivas, educativas e que garante as mulheres e as famílias de escolher qual método contraceptivo poderá utilizar e se é seu desejo continuar engravidando.
Reunimos hoje, no auditório da UBS 14, mais de 30 mulheres que já passaram por triagem e estão em fase de conclusão para fechar perfil para realização das primeiras laqueaduras no município de Teotônio Vilela. A procura por esse método contraceptivo definitivo (laqueadura) já ultrapassa mais de duzentas mulheres cadastradas para iniciar o processo de triagem.
A Secretária de Saúde de Teotônio Vilela, Izabelle Pereira, e idealizadora do projeto, participou do momento e expressou sua alegria em proporcionar mais um serviço que irá proporcionar mais um método contraceptivo para execução do planejamento familiar “Satisfação estarmos aqui com todas vocês, mulheres que decidiram, planejaram e estão conscientes do que querem. Em Teotônio Vilela esse direito não está só no papel, ele é garantido a vocês; hoje temos uma equipe que pode assisti-las de forma integral, por isso, agora podemos oferecer esse serviço, com segurança e certos que estarão em boas mãos”.
Sendo assim, o projeto planejar é viver vem com o objetivo de garantir o acesso da mulher em todos os ciclos vitais, que inclui: pré-natal, puerpério, aleitamento materno e o planejamento reprodutivo através dos métodos de anticoncepção oral, injetável, inserção de DIU e laqueaduras, para garantir uma anticoncepção ampla, segura, humanizada e resolutiva.
Na oportunidade, a Secretária Izabelle agradeceu ao Prefeito Peu Pereira por apoiar e incentivar ações que beneficiam a população vilelene!
Fonte: Ascom Saúde