A 4º Edição da Etapa Municipal do Concurso de Merendeiras foi realizada nesta terça-feira (11), na escola municipal Dom Avelar, em Teotônio Vilela. A competição é promovida pelo Sebrae Alagoas em parceria com o Senac e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o objetivo de eleger, divulgar e premiar receitas elaboradas por merendeiras que atuam em escolas públicas de educação básica localizadas nos municípios alagoanos.
A avaliação dos pratos é realizada mediante vários requisitos, como a presença de alimentos regionais, provenientes da agricultura familiar do próprio município e levando em conta sua praticidade, de forma que siga a legislação do Programa de Alimentação Escolar (PNAE). A ação também é uma forma de inovar a alimentação no contexto escolar, pois garante a introdução de pratos saudáveis e saborosos nos cardápios escolares.
Foram eleitas as três melhores do município para seguir para etapa regional. Em 1° lugar, ficou a merendeira Ariele da escola Monteiro Lobato. A receita dela foi um arrumadinho de feijão e purê de abóbora. Em 2° lugar, ficou a merendeira Priscila da escola pastor Nelson com estrogonofe de repolho e arroz de cenoura. Já a merendeira Fátima, da CMEI Luzinete Soares, garantiu o 3°com escondidinho de macaxeira com recheio de frango e berinjela.
Além de incentivar a produção da merenda escolar com alimentos da agricultura familiar, o concurso proporciona muito aprendizado para as participantes. Com técnicas adquiridas durante o concurso e dicas de profissionais na área culinária, as merendeiras se motivam a desenvolverem melhores resultados quanto ao preparo da alimentação ofertada aos alunos.
De acordo com Ana Carla, Coordenadora Geral de Alimentação Escolar, foi um momento muito rico para as merendeiras, nutricionistas e para a coordenação da merenda escolar de Teotônio Vilela. "Aprender, ter mais conhecimento com relação a tudo aquilo que foi praticado e desenvolvido durante os cursos para o objetivo final, que é o concurso. Agradecemos todo apoio da gestão municipal por sempre contribuir para a melhoria da qualidade da merenda escolar".