Prefeitura de Teotônio Vilela realiza diagnósticos periódicos para acompanhamento de aprendizagem dos estudantes
A Prefeitura de Teotônio Vilela, através da Secretaria de Educação tem realizado diagnósticos periódicos ao longo do ano letivo para acompanhamento e intervenção nas necessidades de aprendizagem dos estudantes.
As avaliações são base para análise e tomada de decisões no sentido da adoção de estratégias para o atendimento das especificidades de aprendizagem por permitirem o acompanhamento de cada estudante.
O 2º Simulado Padronizado, realizado nos dias 26 e 27 de outubro do ano em curso, foi aplicado com a finalidade de diagnosticar o nível de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes de 5º e de 9º anos do Ensino Fundamental.
Tendo como base para essa verificação os conteúdos associados às competências e habilidades desejáveis para cada ano avaliado, conforme Matrizes de Referência do SAEB/INEP.
Para tratamento dos dados individuais, foi desenvolvido um sistema próprio de tabulação que permite maior agilidade na análise pedagógica do percurso de desenvolvimento de cada estudante, turma e escola, assim como o do conjunto das escolas e, com isso, a intervenção adequada para cada situação observada. Essa ferramenta de gestão fornece um mapeamento extremamente importante para a intensificação do trabalho nas habilidades de menor rendimento, permitindo a análise e redirecionamento do trabalho pedagógico no sentido da superação das dificuldades identificadas.
Fonte: Secretaria Municipal de Educação