No município já foi registrado um acúmulo de água de 256mm
A prefeitura de Teotônio Vilela está mobilizada desde as primeiras horas da madrugada desta quarta-feira (25) amparando moradores e buscando soluções para os problemas causados pelas fortes chuvas no município. O prefeito Peu Pereira mobilizou as secretarias de Infraestrutura, Transportes, Assistência social e Defesa Civil.
“Estamos todos em alerta, nas ruas, por causa das fortes chuvas que caem na nossa cidade. A Defesa Civil está em alerta desde a madrugada e todos os secretários e colaboradores foram acionados para definirmos o que pode ser feito e de que forma poder agir rapidamente para ajudar principalmente aquelas famílias que mais estão sofrendo com as fortes chuvas.”, afirmou o prefeito.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Anderson Clayton, choveu em 24 horas mais que o esperado para o mês inteiro. O acumulado de chuvas foi de 256 mm até a tarde desta quarta-feira (25).
As ações definidas pela prefeitura incluem a retirada das famílias atingidas fazendo a realocação delas para casas novas e escolas utilizadas de modo emergencial. A prefeitura também está disponibilizando caminhões para a retirada de móveis, quando necessário e salvamento de animais em situação de risco.
Bairros como Benedito de Lira estão concentrando os maiores esforços da gestão por causa do volume de água registrado por lá. Através da Secretaria de Infraestrutura foi feita a instalação de uma bomba de sucção com o objetivo de auxiliar no escoamento de água entre os conjuntos Frei Damião e Jairo Leandro, onde residem as famílias afetadas.
A bomba tem uma tubulação de descarga e ficará no local o tempo necessário para escoar a água acumulada.
“O objetivo primariamente é retirar toda essa água e evitar novos alagamentos que possam acarretar em prejuízo ainda maiores aos moradores”, informou o Secretário de Infraestrutura, Valmir Calixto. Equipes estão monitorando outros bairros que estão em estado de alerta também.
“Nunca na nossa história tivemos um temporal tão intenso e permanente, já vamos para 24 horas de chuvas sem parar. Estamos com equipes atentas e trabalhando para ajudar o nosso povo. Mobilizei diversas secretarias, e vamos decretar situação de emergência, mas graças a Deus não temos vítimas, nem risco à vida das pessoas. Nós vamos continuar fazendo essas ações, até que o temporal passe, não vamos deixar as pessoas desassistidas. Depois que a chuva passar a gente vai realizar um levantamento dos danos e, a partir daí, vamos criar uma equipe para continuar o atendimento às famílias. Peço que as pessoas fiquem atentas, se precisar de atendimento em qualquer área, as nossas equipes e secretarias estarão de prontidão”, finalizou o prefeito.
A Secretaria de Saúde também foi acionada para acompanhar os moradores que precisarem de atendimento médico.
A prefeitura reforçou ainda que em qualquer situação de risco, a população entre em contato com a Defesa Civil através do 199 ou através do telefone 82 999490705