Nesta última quarta-feira(8), o prefeito Peu Pereira e o procurador-geral, Pedro Mota, visitaram o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) para ser discutido a importância de haver uma revisão de limites territoriais do município, tendo em vista as alterações do Censo 2022.
Na última coleta de dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), verificou que houve uma mudança territorial e diminuição de 7mil habitantes. Entretanto, o gestor supõe que os recenseadores não haveriam percorrido todos os povoados, resultando em erros populacionais no censo 2022.
O diretor-presidente Jaime Silva afirmou que o Órgão de Terras irá atender a solicitação de revisão, mandando equipes a campo para averiguar e fazer uma nova visita técnica para identificar os limites territoriais e relatórios complementares de zonas rurais com dados conflitantes, sendo necessário que os representantes dos municípios limítrofes e o do IBGE estejam acompanhando todos os trabalhos feitos.
O prefeito Peu Pereira reitera que essa reunião foi de extrema valia para o conhecimento de limites da cidade e realização de um novo censo.
“Essa visita aqui no Iteral é muito importante para a gente saber a divisa de Teotônio Vilela com Junqueiro, e Teotônio Vilela com Coruripe, para a gente não perder no censo do IBGE. Em 2010, a gente tinha uma população de 44 mil habitantes, e hoje, com esse novo censo a população caiu para 37 mil habitantes. É uma queda absurda e a gente sabe do crescimento que a cidade tá tendo, inclusive, pelas contagens que a gente tem pelos agentes de saúde e de todo atendimento que oferecemos na cidade nós sabemos que esse censo se encontra totalmente errado. É por isso que estamos aqui no Iteral, e também, queremos convocar o IBGE para ver a realização de um novo censo em Teotônio Vilela”, afirmou o prefeito ao Portal Oficial do Governo do Estado de Alagoas.
Imagem: reprodução Ascom Iteral/Portal Oficial do Governo do Estado de Alagoas