Neste sábado (08), mais de 130 estudantes das escolas municipais de Teotônio Vilela participaram da de todo o país farão a prova da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2022). A atividade, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), tem a finalidade de despertar o interesse dos alunos e revelar talentos.
A avaliação que é uma referência a nível nacional em descobrir e promover jovens talentos, foi realizada no prédio da escola Dom Avelar Brandão.
De acordo com a secretária de Educação, Noêmia Pereira, essa participação na OBMEP faz parte das políticas públicas do governo municipal, de incentivo à imersão no mundo das olimpíadas científicas, através do projeto Laboratório de Iniciação Científica, o LaIC.
O LaIC foi desenvolvido pela gestão municipal e é voltado para a potencialização das aprendizagens, fomento à criatividade e inovação.
Para que os alunos estivessem preparados para essa segunda etapa, a Secretaria Municipal de Educação dividiu as turmas e realizou aulas com professores específicos que trabalharam com o itinerário formativo e metodologia da Obmep. Eles fizeram avaliação através da resolução de questões de provas anteriores.
"Foram dois meses de intensa interação com foco no estímulo ao estudo da matemática e potencialização dos talentos através da preparação e consolidação das aprendizagens dos estudantes na área", afirmou a secretária.
A Semed organizou ainda toda a logística para garantir a participação de todos os aprovados, disponibilizando transporte e lanche.
Neste ano, os alunos que fazem parte do LaIC participarão também da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA/MOBFOG, da Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicas -OBMEP, Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicas OBMEP MIRIM - (2ª ao 5ª ano do ensino fundamental) e na Olimpíada Alagoana de Matemática - OAM.
"Para o ano de 2023, o objetivo é aumentar consideravelmente a quantidade de participantes no maior número possível de olimpíadas científicas para dar a nossos estudantes maiores oportunidades educacionais", finalizou a secretária.