A prefeitura de Teotônio Vilela, através da Secretaria de Educação, participou da I reunião técnica da Undime Alagoas. O tema desta edição foi: “Fortalecimento da Gestão Municipal de Educação para a Melhoria da Qualidade do Ensino Público”, com objetivo de promover o diálogo sobre a construção e adaptação das redes de educação ao contexto e demandas do Estado de Alagoas.
Foram dois dias de evento, contando com diversos tópicos abordados, entre eles, financiamento da educação, regime de colaboração, educação empreendedora, currículo e jornada pedagógica. O objetivo do encontro é de apoiar o Planejamento Estratégico, fortalecendo as redes municipais de ensino do estado de Alagoas.
Entres os eixos estruturantes do Planejamento Estratégico, são destacados:
1. O Fortalecimento da Equipe das Secretaria Municipais de Educação, fomentando o uso de sistema de gerenciamento de dados e diagnósticos, de forma a garantir celeridade nos processos, definição de metas e otimização de instrumentos de gestão.
2. O Plano estratégico 2023 das Secretarias de Educação para poder visualizar as metas, programas, projetos e ações em curto, meio e longo prazo
3. A construção de uma Agenda Pedagógica, para inspirar as redes de ensino. Nela estão apresentadas as pautas prioritárias para serem discutidas na jornada pedagógica, servindo como norte para o desenvolvimento das ações dentro do ambiente escolar, com o propósito de responder às necessidades e expectativas dos estudantes, dos professores e gestores.
A Secretária de Educação, Noêmia Pereira, afirma que o evento trará bons resultados para os municípios alagoanos.
“A reunião contou com diversas interações entre os gestores, foi um evento que trouxe troca de ideias sobre como construir uma educação ainda melhor para nossos jovens” afirmou a secretária.
Iniciando o ano letivo 2023, a SEMED terá como pauta a garantia ao desenvolvimento de aprendizagem a partir do novo currículo, como plano de fundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), definindo métodos de orientar os profissionais pedagógicos como desenvolver habilidades sociais, emocionais, valores e atitudes adequadas para o exercício pleno da cidadania de cada estudante.