Duzentos e cinquenta estudantes de Teotônio Vilela participaram no último sábado (22) participaram, nesta terça-feira (7), da Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM) promovida pelo Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal de Alagoas.
A avaliação foi realizada na Escola Municipal Professora Ana Neri Malheiro de Oliveira no município de São Miguel dos Campos. O principal objetivo dessa avaliação é estimular o estudo da matemática entre os alunos do nível médio e fundamental, além também de descobrir talentos latentes nesta área do conhecimento.
Em Teotônio Vilela, nas instituições de ensino da rede municipal, essa valorização já acontece através do Laboratório de Iniciação Científica – LaIC, um setor da Secretaria Municipal de Educação (Semed) voltado para a potencialização das aprendizagens e fomento à criatividade e inovação dos estudantes.
O LaIC foi desenvolvido pela gestão municipal e é voltado para a potencialização das aprendizagens, fomento à criatividade e inovação.
De acordo com a secretária de educação, Noêmia Pereira, o incentivo à imersão no mundo das olimpíadas científicas é um dos objetivos da rede municipal de Teotônio Vilela.
“É através desse movimento de estímulo, de aprendizagem, que conseguimos conquistar mais estudantes que gostam da área, e que se sentem estimulados a cada desafio”.
Para que os alunos estivessem preparados para este exame, a Semed dividiu as turmas e realizou com professores específicos para trabalharem com o conteúdo formativo e metodologia da olimpíada alagoana, através da resolução de questões de provas anteriores.
Além da preparação com conteúdo, a secretaria também organizou toda a logística para garantir a participação de todos, disponibilizando transporte e lanche para os estudantes,
“Com todo esse trabalho que foi desenvolvido, os estudantes realizaram a prova com mais confiança e preparação, ampliando as possibilidades de medalhas e premiação”, afirmou a secretária.