LEI LUCAS
A Defesa Civil de Teotônio Vilela realizou na quinta-feira (24), um curso de primeiros socorros para professores e cuidadores da escola Pastor Geremias, que atende estudantes do 1° ao 5° ano. O objetivo da capacitação foi possibilitar que os profissionais da educação consigam agir em situações emergenciais enquanto a assistência médica especializada não for proporcionada.
Para o coordenador da Defesa Civil municipal, Anderson Clayton, este tipo de instrução é fundamental. “Foi muito importante esse treinamento para capacitar os professores e cuidadores para uma necessidade de um atendimento caso seja necessário. Por exemplo, se uma criança se machucar, o serviço de primeiros socorros deve ser prestado com eficiência”, afirmou o coordenador.
A Lei Lucas, nome dado à Lei 13.722, determina que professores e funcionários de escolas de educação infantil e básica, públicas ou privadas e também de qualquer tipo de estabelecimento de recreação infantil tenham capacitação em primeiros socorros.
Criada depois do que aconteceu com o menino Lucas Begalli, que morreu engasgado aos 10 anos, a lei leva o nome do menino Lucas, um estudante de uma escola particular de Campinas, interior de São Paulo, que participava de um passeio com a instituição. Na hora do lanche, engasgou com um pedaço da salsicha, servida em um cachorro-quente. uma criança que foi engasgada com salsicha em lanche, na escola. A ausência de uma pessoa que soubesse realizar a manobra Heimlich, popularmente conhecida como manobra do desengasgo, fez com que o menino apresentasse sinais de morte cerebral já na chegada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), minutos depois. Dois dias após o ocorrido, ele não resistiu e morreu no hospital.
A Lei Lucas (L13722) foi promulgada e sancionada em 2018, e pode ajudar de sobremaneira na prevenção a acidentes nos ambientes escolares.
Durante o curso na escola Pastor Geremias, professores falaram da importância desta instrução, já que, segundo eles, diversas situações já foram vivenciadas.
Os profissionais da educação também aprenderam na palestra sobre como agir em casos de desmaios, como e quando acionar atendimento médico, entre outras orientações.
O coordenador da defesa civil parabenizou os envolvidos e reforçou a necessidade de outras escolas no município terem a mesma ação para instruir seu corpo docente.
Fonte: Prefeitura Municipal de Teotônio Vilela