Município incorporou aos atendimentos mais de dez atividades complementares integrativas, a exemplo da shantala, musicoterapia, fitoterapia e arteterapia
O município de Teotônio Vilela tem acumulado indicadores positivos quanto à qualidade da saúde, a oferta, o acesso facilitado e a humanização dos serviços prestados. Prova disso, é que a gestão em saúde da cidade receberá mais um reconhecimento em Brasília, dessa vez, o Prêmio de Boas Práticas em Atenção Domiciliar, conferido pelo Ministério da Saúde. Teotônio Vilela ficou entre os cinco melhores municípios do país no Programa Melhor em Casa.
Para a Secretária de Saúde, Izabelle Pereira, o prêmio não seria possível sem a competência das equipes e as práticas integrativas.
“Esse prêmio se deu em virtude das práticas integrativas de Saúde que são utilizadas pela equipe multiprofissional vilelense e que proporciona melhor bem estar ao paciente e ao cuidador, onde é possível fortalecer o vínculo entre paciente, família e equipe multiprofissional”, afirmou Izabelle.
Na cidade o programa cobre mais de 19 unidades de saúde, na zona urbana e rural, ultrapassando a marca de mais de 9 mil atendimentos. Além dos atendimentos realizados por equipes multiprofissionais, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social. Ou outros profissionais (fonoaudiólogo, dentista, nutricionista, odontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e farmacêutico), já foram incorporadas mais de dez atividades complementares integrativas, a exemplo da shantala, musicoterapia, fitoterapia e arteterapia.
Teotônio Vilela é o único município finalista em Alagoas, e para chegar entre os melhores indicadores do país, disputou com cerca de outras 120 iniciativas de Boas Práticas em Atenção Domiciliar.
Pelo êxito e excelência nas boas práticas com às famílias vilelenses, a secretária ainda parabenizou os profissionais do Melhor em Casa, os investimentos e olhar atento da gestão municipal. “Parabéns a todos os profissionais que compõe o Programa Melhor em Casa; essa dedicação faz a diferença na vida das pessoas que necessitam desse cuidado. Obrigada a todos”, concluiu Izabelle Pereira
No próximo dia 16 de dezembro, gestores e técnicos participarão em Brasília de uma cerimônia de premiação, na qual será transmitido um vídeo sobre a iniciativa vilelense.
De acordo com o Ministério da Saúde, o prêmio celebra os 11 anos do Programa Melhor em Casa no Sistema Único de Saúde (SUS), e visa reconhecer o trabalho das equipes e favorecer a troca de experiências entre os profissionais que atuam nas diferentes regiões do País.
Vídeo : https://youtu.be/Fl1I2GuCVt0