A prefeitura de Teotônio Vilela, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu início nesta terça-feira (22) a 13ª edição dos Jogos Estudantis Vilelenses (Jevis 2022). Esta edição marca a retomada da iniciativa, depois de três anos sem acontecer devido a covid-19.
Realizada no ginásio O Senadinho, a cerimônia de abertura contou com apresentação das delegações estudantis, representantes da Semed, da Secretaria de Esportes e Lazer do município e outras autoridades.
Como simbologia pelo início das competições, um dos estudantes acendeu a tocha - em alusão aos jogos olímpicos. São 13 instituições de ensino participantes este ano.
De 22 a 25 de novembro, mais de 600 alunos participam dos campeonatos de esportes coletivos com mais de 10 modalidades e outros 250 participam de competições individuais. O Jevis é o maior evento do esporte escolar/educacional do município de Teotônio Vilela e tem como objetivo fomentar a prática esportiva e os princípios educacionais da inclusão, da participação e do desenvolvimento social.
Para Wilson Ferreira, professor de Educação Física da Semed e coordenador-geral do Jevis, a retomada dos jogos estudantis é muito importante para os estudantes de todas as idades. "A gente busca garantir o direito da prática de esportes, queremos que todos os nossos alunos interajam entre si, troquem experiências, valorizem a prática esportiva e entendam que o esporte pode transformar a vida deles".
As competições acontecem no ginásio Senadinho e no Ginásio da Escola Estadual EJAV. São mais de 80 partidas. Já os esportes individuais seguem um cronograma diferente e simultâneo: a competição de atletismo acontece na manhã da quarta e quinta feira, dias 24 e 25 no campo Pereirão; a de Cubo mágico na manhã da quarta, 24, no Ginásio Senadinho; a competição de Xadrez acontece na manhã de quinta-feira, 25, no Ginásio Senadinho e a de Judô, na manhã da quarta-feita, 23, no Complexo Esportivo Educacional.
Uma das novidades nesta edição é a introdução do Judô/Taekwondo como modalidade esportiva.
Para a Secretária de Educação de Teotônio Vilela, Noêmia Pereira, manter a tradição dos jogos estudantis em Teotônio Vilela, é promover e valorizar a prática esportiva escolar, o que reforça a construção dos ideais de cidadania e de desenvolvimento integral dos estudantes. "Com o esporte nossos estudantes exercitam a autonomia, a democracia e o senso de cooperação, além de atitudes positivas, que contribuem na formação dos indivíduos, no combate à discriminação, valorização, respeito a diversidade, solidariedade e fair-play", afirmou.