A Lei 14.133/21, conhecida como Nova Lei de Licitações, tem atingido sua proposta inicial de trazer uma participação mais proativa entre importantes órgãos da estrutura municipal. Atenta a essas inovações, a prefeitura de Teotônio Vilela realizou um curso sobre a Nova Lei de Licitações na última quinta e sexta-feira (6 e 7). A capacitação ocorreu no Auditório da Secretaria de Educação.
Diante das novas mudanças no âmbito da administração pública, bem como na nova lei de licitações e contratos, que apresentou mudanças significativas para a esfera municipal, a capacitação de servidores tem o objetivo de aperfeiçoar, e ofertar melhor atendimento das demandas processuais da administração pública, zelando assim, por uma instrução processual eficaz, ágil e transparente.
Entre os temas abordados estão o ciclo de compra pública, processos de contratação, pesquisa de preço, entre outros assuntos. A nova legislação apresenta maior transparência e eficiência na gestão pública e ainda, avanços pontuais que modernizam o processo licitatório.
Voltado para os servidores que trabalham direta ou indiretamente com os processos da Administração Pública Municipal, o encontro faz parte de uma série de capacitações realizadas rotineiramente entre os colaboradores da prefeitura de Teotônio Vilela.
Sabe-se que a administração pública, tem como objetivo final o atendimento às necessidades fundamentais da população vilelense, e os processos licitatórios, são as ferramentas essenciais que viabilizam o atendimento de tais demandas.
De acordo com Yasmin Araújo, contadora do município, disseminar experiências por meio de treinamentos é fundamental para que os órgãos estarem alinhados. “Gestores necessitam de uma equipe alinhada e capacitada frente às novas práticas impostas. Por isso é preciso controle e legitimidade nas contratações do Poder Público Municipal”, finalizou.