Incentivar o respeito ao próximo desde cedo é um dos grandes focos da Secretaria Municipal da Educação de Teotônio Vilela. Com o objetivo de promover uma educação ainda mais inclusiva, foram realizadas no dia 19/09, oficinas de Libras nas escolas municipais da cidade.
Ampliando a comunicação entre ouvintes e surdos, as oficinas foram ministradas pelos intérpretes de libras de cada instituição que tem estudantes surdos matriculados.
Através deste momento, que contou com a participação dos estudantes, pais e demais profissionais, a prefeitura de Teotônio Vilela por meio da secretaria de educação, garante a interação, a inclusão e a participação do aluno surdo entre os demais colegas. O foco é oportunizar, desde cedo, a aprendizagem de uma língua cujos usuários constituem nossa cidade.
A prefeitura reconhece o direito dos surdos a uma boa Educação Bilíngue, com a linguagem de Libras como língua de instrução e de comunicação. Em todas as escolas da rede municipal é possível encontrar condições dignas e adequadas para a inclusão plena e educação de surdos na cidade.
Para a Secretária de Educação, Noêmia Pereira, com os intérpretes e os professores de libras é notória a evolução dos estudantes. "Eles se sentem acolhidos, se reconhecem. A convivência com outros estudantes, com colegas, com professores estimula muito o dia a dia e aprendizado".
Em Teotônio Vilela, a educação é inclusiva e incentiva a todos.
CAIE
A prefeitura também desenvolve um apoio específico à comunidade surda através do Centro de Apoio à Inclusão Escolar. Por lá, é oferecida toda atenção e aprendizado necessários aos estudantes surdos, através de equipes especializadas, qualificadas e capazes de auxiliá-los no processo de aprendizagem.
O CAIE além de realizar atividades inclusivas, garantindo um ensino de qualidade para os estudantes, realiza o acolhimento socioemocional desses alunos e seus familiares, além de contar com uma estrutura confortável para o desenvolvimento educacional dos seus alunos.