Na Saúde, Teotônio Vilela está sendo modelo para todo o Brasil. A prefeitura lançou nesta sexta-feira (6), através da Secretaria Municipal de Saúde, o Programa “Nutrir e Cuidar”. A iniciativa é pioneira no estado de Alagoas e busca acompanhar e auxiliar o tratamento de pessoas com diabetes na cidade.
Com um investimento de mais de 216 mil reais, foram entregues mais de 600 aparelhos de glicosímetros para o público diabético do município. O glicosímetros (com tiras e lancetas) é um aparelho utilizado para medir os níveis de glicose no sangue. Além da entrega desse importante aparelho, foram distribuídas também, Cestas Nutricionais para a população com a doença e em vulnerabilidade social.
Para a secretária de saúde, Izabelle Pereira, esse investimento vai ajudar muito o controle da Diabetes tipo 2 em toda a população que precisa.
“A Saúde trabalha de domingo a domingo; trabalhamos todos os dias para cuidar do nosso povo, com esmero, planejamento, ouvindo de perto as necessidades da população e elaborando estratégias para priorizar uma saúde de qualidade; e um dos nossos grandes compromissos é com a população diabética, por isso, realizamos esse momento de hoje”. Secretária de Saúde, Izabelle Pereira.
Para o prefeito Peu Pereira, ver todos esses serviços de excelência sendo entregues aos vilelenses, faz com que todos os servidores do município trabalhem ainda mais para melhorar a qualidade de vida dos municipes. “É um prazer ver que Teotônia Vilela é pioneira em programas tão importantes como esse. Nosso município tem pacientes que precisam, e dar esse suporte, equipamento que vão ajudar no dia a dia dessas pessoas é o que mais queremos. Já é um sucesso".
A secretaria de saúde lançou também o Programa Inclusão, que faz parte dos serviços "Melhor em Casa" do governo federal. Com abordagens diferenciadas, a ideia é proporcionar ao paciente um cuidado ligado diretamente aos aspectos referentes à estrutura familiar, à infraestrutura do domicílio e à estrutura oferecida pelos serviços para esse tipo de assistência. Dessa forma, evita-se hospitalizações desnecessárias e diminui o risco de infecções.
Na ocasião foram entregues também diversos equipamentos de OPM (Órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção).