E para fortalecer a Educaçao dos municípios alagoanos inscritos no Selo Unicef o tema principal é A Busca Ativa Escolar que é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Em nosso Estado 96 municípios já aderiram a estratégia da Busca Ativa Escolar, como uma relevante ação para prevenir o abandono e a evasão escolares, sobretudo durante o período de pandemia e pós-pandemia. A estratégia nos auxilia no planejamento de políticas públicas específicas visando o enfrentamento da exclusão.
Em 2020, período pandêmico nós tínhamos em Alagoas 121.895 (25,5%) dos alunos das redes municipal e estadual em distorção idade e ano . E 1.853(0,4%) do número total de estudantes das redes municipal e estadual que abandonaram a escola no estado.
Durante o período da pandemia, as redes de ensino precisaram se organizar para ofertar algum tipo de atividade educacional não presencial, buscando garantir que o vínculo escolar não fosse rompido. Fizemos um trabalho maravilhoso, unindo a rede de proteção em nosso município para levar a mensagem do “Fora da Escola Não Pode”. O compromisso da nossa escola é motivar as crianças para que elas vejam o futuro e escolham por si mesmas. Ir atrás dessas crianças e não deixar que elas esmoreçam, esse é o nosso compromisso.
Segundo o levantamento do Unicef aponta que 17,7% de alunos com idade entre 6 e 17 anos não tiveram atividades escolares no primeiro ano da crise do coronavírus. E 124 mil crianças e adolescentes ficaram sem ir à escola no primeiro ano da pandemia em Alagoas.
Esses dados refletem o tamanho do nosso trabalho e compromisso de trazer de volta cada criança, cada adolescente e cada jovem e adulto de volta para o chão da escola.
A garantia do direito à educação de qualidade é um princípio fundamental para as políticas e gestão da educação, seus processos de organização e regulação, assim como para o exercício da cidadania. A despeito dos avanços nas políticas e gestão da educação nacional, o panorama brasileiro é marcado por desigualdades regionais no acesso e permanência de estudantes à educação, requerendo mais organicidade das políticas educacionais, por meio da construção do Sistema Nacional de Educação (SNE) e do PNE como políticas de Estado.
Dessa forma, queremos reafirmar o compromisso da Undime/AL com O Selo UNICEF, pois é uma estratégia para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas às crianças e aos adolescentes que vivem nos nossos municípios.
O selo Unicef nos leva a refletir e nos conduz para cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e avançar em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os ODS representam um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.
Estão baseados nos compromissos para as crianças e os adolescentes nas áreas de pobreza, nutrição, saúde, educação, água e saneamento e igualdade de gênero contido nos precursores dos ODS, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Os ODS também incluem novos objetivos e metas relacionados à proteção da criança e do adolescente, à educação infantil e à redução das desigualdades.
Queremos somar com essa iniciativa que visa assegurar a garantia de direitos básicos para as crianças e adolescentes. Acreditamos que através dessas ações iremos transformar nossa sociedade, proporcionando maior qualidade de vida as nossas crianças e adolescentes.
Quero concluir que a Undime Alagoas juntamente com os Dirigentes municipais de educação de Alagoas vem trabalhando e dialogando com vários setores da sociedade para construir um comitê gestor intersetorial da Busca Ativa Escolar para o enfrentamento a exclusão escolar em Alagoas.