Depois de dois anos ocorrendo aos sábados por causa da pandemia, a tradicional feira livre de Teotônio Vilela, que acontece no centro da cidade, voltará a ocorrer no seu dia original, aos domingos.
Com essa retomada, sai de vigor o decreto N° 12, de 30 março de 2020, o qual alterou temporariamente o dia da feira municipal, retornando o decreto N° 002/2017 instituído em 2017, que definiu domingo o dia da feira em Teotônio Vilela. A época, a definição deste dia aconteceu após pesquisas realizadas pelo instituto Ibrape mostrando que opinião pública tinha preferência pela feira aos domingos.
O retorno da feira ao seu dia habitual, se dá devido a queda de casos de covid-19 no estado de Alagoas e ao avanço da vacinação contra doença na cidade de Teotônio Vilela. Com esse controle sanitário, é possível a mudança na dinâmica da feira, mantendo a cultura, a tradição do município em se ter uma feira aos domingos e claro, movimentando a economia na cidade.
Essa decisão amplia ainda a variedade de produtos e preços no município, tendo em vista que a volta à data original possibilita a vinda de feirantes das cidades circunvizinhas e de regiões em que as feiras ocorrem aos sábados, gerando preços mais competitivos e opções para a população vilelense.
Assim como em 2017, na gestão do ex-prefeito, Joãozinho Pereira, um levantamento feito por equipe da prefeitura e uma série de reuniões, apontou que a população vilelense prefere a realização das feiras aos domingos.
A feira livre de Teotônio Vilela é uma das maiores e mais tradicionais feiras no estado de Alagoas e serviu como um dos precursores para a emancipação política da cidade. Desde 1980, a feira é como uma ferramenta para o comércio local, com mercados públicos para a comercialização de produtos marinhos, grãos e carnes, além dos pequenos agricultores que tem o local como principal meio de escoamento de suas produções.
A previsão é de que o retorno ao dia original comece no próximo domingo, 17 de julho.
Anexos:
Anexo | Tamanho |
---|---|
1_5078033146520273394.pdf | 432.97 KB |
1_5078033146520273393.pdf | 2.66 MB |