Teotônio Vilela é mais uma vez destaque e está em primeiro lugar entre as cidades de Alagoas em saúde básica. O resultado foi conquistado através do Previne Brasil, no indicador relacionado ao serviço ofertado às gestantes na rede pública municipal “Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado”.
A entrega do certificado aconteceu na tarde desta quarta-feira (18), em cerimônia realizada em Maceió. O Previne Brasil, programa do governo federal avalia a saúde básica pelo desempenho dos serviços prestados à população. A conquista do prêmio é fruto dos esforços e trabalho em equipe de uma gestão comprometida com a saúde e que vem ampliando o acesso a consultas e exames a quem mais precisa.
Em 2021, os investimentos na Atenção Básica de Teotônio Vilela, através de recursos próprios, foram de 47%. Com isso, foi possível a garantia de cobertura aos 32 consultórios odontológicos da cidade, nos 19 postos de saúde, 10 postos de apoio, CEO e cart móvel.
“Esse prêmio é resultado de um trabalho integrado, com uma gestão que funciona e profissionais que se dedicam em prestar uma assistência em saúde de qualidade à população”, afirmou a secretária de Saúde, Izabelle Pereira.
Os investimentos e esforços realizados ao longo de 2021 tornaram Teotônio Vilela referência no estado, destaque entre os 102 municípios alagoanos.
Por fim, a secretária agradeceu ao prefeito Peu Pereira por proporcionar as condições de trabalho e parabenizou também o coordenador da Saúde Bucal de Teotônio Vilela, Felipe Nunes. “Esse prêmio é a valorização do trabalho de todos vocês! Nossos dentistas da Atenção Básica, ASB´s, aos Agentes de Saúde e os Diretores Administrativos das Unidades de Saúde, que juntos trabalharam com afinco, dedicação, amor e muito profissionalismo”.
Previne Brasil
O Previne Brasil trabalha com base nos indicadores de cada localidade e seus resultados, com financiamento de ações voltadas à Atenção Primária à Saúde (APS) e repasse financeiro aos municípios. Para isso, o programa avalia indicadores em áreas como: “Saúde da Mulher”, “Saúde da Criança”, “Pré-Natal”, “Cobertura Vacinal” e “Doenças Crônicas”.