22 ANOS DE TRADIÇÃO
A prefeitura de Teotônio Vilela lançou nesta terça-feira (26) a 22ª edição do Projeto Barriga Cheia. Idealizado pela Secretaria de Agricultura do município, o objetivo do projeto que é tradição há tantos anos é oferecer aos próprios trabalhadores a oportunidade de produzir alimento, incentivando a agricultura e gerar renda para os pequenos agricultores da região.
Em Alagoas, o período é de entressafra da cana-de-açúcar e se não fosse pelo Projeto Barriga Cheia, os trabalhadores rurais de Teotônio Vilela não permaneceriam em atividade.
Mais de 10 toneladas de sementes de feijão vão ser entregues a quase 600 famílias que irão permanecer em atividade. O início do plantio acontece no dia 2 de maio.
De acordo com o secretário de agricultura, José Araújo dos Santos, a Usina Coruripe disponibilizou este ano, mais de 1150 tarefas que poderão ser utilizadas pelos agricultores.
“É um projeto que leva segurança alimentar para muitas famílias. A colheita é de muita fartura, o que dá para vender, o agricultor vende, o que não, come, distribui entre os vizinhos, entre a família. É um momento muito importante”, afirmou o secretário.
Uma outra característica do Programa Barriga Cheia é que não há idade limite e todos os pequenos agricultores maiores de 18 anos podem participar.
Em 2021 a colheita das sacas de feijão bateu recorde com a produção de 6 mil sacas de 60 quilos.
Utensílios
Na reunião de hoje, além do planejamento e da organização do plantio deste ano, os pequenos agricultores receberam brindes como garrafas térmicas, capas de chuva, máquinas de plantio, botas de borracha e muito mais.
Fonte: Secretaria Municipal de Agricultura