DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
Neste sábado (23), é comemorado o Dia Nacional da Educação de Surdos, data para conscientizar as dificuldades e incentivar a inclusão das pessoas surdas no ensino regular, além de valorizar as conquistas dos educadores nesta área. A Prefeitura de Teotônio Vilela, por meio do Centro de Apoio à Inclusão Escolar (CAIE), oferece toda atenção e aprendizado necessários aos estudantes surdos, através de equipes especializadas, qualificadas e capazes de auxiliá-los no processo de aprendizagem.
A prefeitura reconhece o direito dos surdos a uma boa Educação Bilíngue, com a linguagem de Libras como língua de instrução e de comunicação. Em Teotônio Vilela é possível encontrar condições dignas e adequadas para a inclusão plena e educação de surdos na cidade.
De acordo com a diretora do Centro de Apoio à Inclusão Escolar, Cilene Ferreira, o município conta com 11 alunos surdos devidamente matriculados na rede municipal de ensino, e cada um tem um intérprete individual que o acompanha nas aulas e atividades. Dentro da sala de aula, esses alunos são auxiliados pelo intérprete, que transmite os conteúdos ministrados pelos professores, permitindo um ensino de qualidade e igualitário. Esses estudantes vão desde a educação infantil até o 9° ano.
Além disso, a diretora explica que semanalmente esses alunos possuem dois encontros com a professora de libras, Elisabeth no CAIE.
"Às terças e quintas a professora Elizabeth faz atendimentos personalizados ensinando a linguagem de sinais. E mesmo aqueles que não estão matriculados na rede municipal de ensino, como os estudantes da rede estadual, ainda assim podem contar com o CAIE".
Esse atendimento, segundo a diretora, acontece no contraturno escolar, é especializado, individualizado e tem a duração de 2 horas. No CAIE eles realizam atividades de estímulo sensorial, a aprendizagem com equipamentos específicos e voltados para os estudantes surdos. "A gente aqui orienta inclusive os professores a confeccionarem e utilizarem os mais variados recursos didáticopedagógicos que venham a ajudar no processo de alfabetização e desenvolvimento das habilidades não construídas desses alunos", pontuou a diretora.
Outro momento importante também é o encontro mensal que o Centro proporciona, registrado como o "Dia D dia da comunidade surda". O objetivo desse encontro é para que todos os estudantes surdos de Teotônio Vilela e seus familiares possam se encontrar, interagir, se conhecer e claro ter um momento de distração.
"É uma verdadeira troca de experiências, e de interação. Às vezes tenho alunos que se perguntam se são os únicos surdos por aqui, já que as aulas com a professora Elizabeth são individuais. Aí surgiu essa ideia do dia D mensal. Tem piquenique, cinema com pipoca, brincadeiras, caça ao tesouro, é só alegria", concluiu a diretora.
CAIE
O trabalho desenvolvido no Centro de Apoio à Inclusão Escolar oferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos, e também o apoio necessário para seus familiares.
O CAIE além de realizar atividades inclusivas, garantindo um ensino de qualidade para os estudantes, realiza o acolhimento socioemocional desses alunos e seus familiares.
Fonte: Prefeitura Municipal de Teotônio Vilela