Ampliar Fonte
Reduzir Fonte
Normalizar Fonte
Mudar Contraste
Página
Início / Institucional - Transporte

Institucional - Transporte

APRESENTAÇÃO

A Secretaria Municipal de Transportes, Órgão de Assistência Direta da Prefeitura Municipal de Teotônio Vilela, criada através da Lei 432 de 25 de janeiro de 2009, a qual dispõe sobre a reorganização da estrutura administrativa e dá outras providências.

A Secretaria Municipal de Transportes é responsável em atender todas as demais Secretarias integrantes da Estrutura Administrativa da Prefeitura Municipal de Teotônio Vilela/AL, dando suporte e auxiliando no transporte de pessoas ou de materiais, como forma de contribuir com o desenvolvimento de suas atividades e com o crescimento do município.

 

IDENTIFICAÇÃO

Secretário Municipal de Transportes José Claudeonor dos Santos Soares E-mail: serr.saojose@ig.com.br

 

MISSÃO

Ofertar transporte público com qualidade, atendendo com cordialidade e de forma igualitária todos que dele se utilizam ou que venham a utilizar.

 

VISÃO

Ser a opção de transporte público seguro, oferecendo serviço de qualidade e atento às necessidades dos cidadãos, com presteza e respeito.

 

VALORES

Excelência, Transparência, Humanização, Ética, Trabalho em Equipe, Profissionalismo, Competência, Segurança, Valorização do Trabalhador, Pensamento Sustentável, Respeito pela Comunidade, Comunicação Clara e Eficaz.

 

JUSTIFICATIVA

O poder público tem o dever de elaborar políticas públicas que proporcionem melhorias na vida das pessoas. Partindo dessa premissa, foi criada a Secretaria Municipal de Transportes, visando o planejamento das ações de transportes, no âmbito do Município, seja através do transporte público gratuito ou terceirizado. A secretaria tem a responsabilidade em realizar o gerenciamento e a manutenção da frota municipal, controlando e fiscalizando os sistemas de transporte público e ainda atender aos usuários, com um transporte, adequado, seguro e de qualidade.

 

COMPETÊNCIAS DA SECRETARIA 

A Secretaria Municipal de Transportes tem como atribuições:

  • Planejar, gerenciar e operar o sistema de transporte público do município, de forma direta ou através de entidades da administração indireta, visando melhorar a qualidade de vida da população (o sistema de transporte público compreende os subsistemas de transporte coletivo, transporte geral, viário e circulação);

  • Viabilizar a política municipal de transportes, fixando prioridades, diretrizes, normas e padrões;

  • Controlar e fiscalizar os sistemas de transporte público;

  • Promover convênios e consórcios com instituições diversas relativos às questões de transporte.

 

DIRETRIZES

  • Organizar o sistema de transporte geral;

  • Implementar a melhoria do sistema de transporte público;

  • Implementar melhorias na infraestrutura e serviços (estradas vicinais)

  • Garantir o acesso do transporte público e de veículos à toda população;

  • Implantar e melhorar os abrigos, junto aos pontos de paradas de embarque e desembarque do transporte público, buscando proporcionar aos usuários mais conforto, segurança e informação.

 

FINALIDADES

Oferecer soluções para as demandas de movimentação, seja de pessoas ou de mercadorias, reduzindo custos e distâncias, com infraestrutura adequadas, veículos adequados e dentro dos padrões legalmente estabelecidos.

 

OBJETIVO GERAL

Planejar, gerenciar e operar o sistema de transporte público do município, visando melhorar a qualidade de vida da população.

 

PÚBLICO ALVO

  • Secretarias integrantes da Estrutura Administrativa da Prefeitura Municipal de Teotônio Vilela

  • População em Geral