Ampliar Fonte
Reduzir Fonte
Normalizar Fonte
Mudar Contraste
Página
Início / Institucional - Cultura

Institucional - Cultura

Apresentação

O Centro Cultural e Biblioteca Pública Municipal Dr. Adauto Fernandes Vieira Filho foi implantado em maio de 2007, sob a Lei de nº411/2007. Atualmente, também atua como sede da Secretaria Municipal de Cultura-SECULTV, localizada na Rua Firmina Pacheco, S/N – Centro – CEP: 57265-000 – Teotônio Vilela – AL.

 

Missão

Promover políticas públicas voltadas para a cultura e a comunidade em geral, abrangendo a coletividade e a sociedade civil, apoiando e desenvolvendo ações conjuntas com outras pastas do governo, de acordo com o calendário oficial de eventos do Município.

 

Visão

        Ser uma Secretaria de referência pela qualidade e excelência dos serviços prestados, transparência e compromisso com a gestão pública democrática e por executar políticas voltadas para a Cultura e comunidade em geral, comprometidas com o desenvolvimento integral, a efetivação de direitos, a qualidade de vida e a inclusão social de crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas portadoras de deficiência – residentes na cidade de Teotônio Vilela, buscando a valorização das raízes e tradições culturais.

 

Valores e Princípios

Transparência: Tornar acessível a todos(as), as ações, projetos e resultados desenvolvidos;

Compromisso: Postura permanente de determinada no cumprimento da missão institucional, na defesa do bem-estar social.

Solidariedade: Atuamos em conjunto com a sociedade na consecução dos objetivos comuns das localidades.

Credibilidade: Agimos com transparência na construção e realização dos compromissos assumidos.

Pluralidade: Respeitamos a diversidade, valorizando a mediação e o diálogo para a cooperação.

Responsabilidade Social: Propomos e implementamos políticas públicas para melhorar a qualidade de vida na Cidade.

 

Estrutura Básica

A Secretaria de Cultura de Teotônio Vilela - SECULTV, órgão integrante da Administração Direta do Poder Executivo, nos termos da Lei nº 1011, de 08 de março de 2018, possui a seguinte estrutura básica:

I – Órgão Colegiado:

a) Conselho Municipal de Políticas Culturais - CMPC.

 

II – Órgãos de Direção e Assessoramento:

a) Secretaria Municipal de Cultura; e

b) Diretoria de Gestão da Cultura.

 

III – Órgãos de Apoio Administrativo:

a) Coordenadorias:

1. Coordenadoria de Organização, Desenvolvimento e Promoção da Cultura; e

2. Coordenadoria de Organização e Desenvolvimento da Biblioteca Pública.

 

IV – Órgãos de Execução:

1. Coordenadoria de Organização, Desenvolvimento e Promoção da Cultura:

Articulação de fomento, formação e difusão de audiovisual;

Articulação de preservação da memória e patrimônio histórico e cultural;

Articulação de formação e promoção da cultura musical;

Articulação de políticas socioambientais, socioeconômicas, cidadania e diversidade cultural.

 

2. Coordenadoria de Organização e Desenvolvimento da Biblioteca Pública.

a) Articulação de fomento, formação e difusão do livro e das diversidades literárias; e

b) Articulação de disseminação da cultura digital e novas tecnologias.

 

Do Órgão Colegiado

Conselho Municipal de Políticas Culturais – CMPC, no município de Teotônio Vilela - AL, é um órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa e proponente, que tem a finalidade de auxiliar o Poder Executivo na formulação da Política Municipal de Cultura e acompanhar a execução de seus planos, programas e projetos no âmbito municipal, sendo composto por 14 (catorze) conselheiros titulares e seus respectivos suplentes recrutados entre representantes da sociedade civil e do poder público, todos nomeados pelo Chefe do Poder Executivo Municipal.

 

A - O Conselho Municipal de Políticas Culturais – CMPC é órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura.

B - As competências do CMPC estão definidas e aprovadas pelo Decreto nº 1.116, de 31 de agosto de 2020.

 

Dos Orgão de Direção e Assessoramento

GABINETE DO(A) SECRETÁRIO(A)

Ao (À) Secretário (a) Municipal de Cultura compete exercer a orientação, a coordenação e supervisão da SECULTV, expedir instruções para execução de leis, decretos e regulamentos, nas esferas de suas respectivas competências; apresentar, ao Chefe do Executivo, relatório anual de sua gestão na Secretaria Municipal de Cultura; praticar atos pertinentes às atribuições que forem outorgadas ou delegadas pelo Chefe do Executivo – na esfera de sua competência.

 

DIRETORIA DE GESTÃO DA CULTURA

À Diretoria de Gestão da Cultura são atribuídas a gerência, a execução e a coordenação dos serviços da Secretaria, competindo-lhe prestar assistência e assessoramento ao Secretário, em assuntos de sua alçada.

 

COORDENADORIA DE ORGANIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E PROMOÇÃO DA CULTURA:

À Coordenadoria de Organização, Desenvolvimento e Promoção da Cultura compete elaborar, executar e apoiar projetos culturais e instituir programas de fomento necessários à universalização do acesso aos bens culturais materiais e imateriais da cultura vilelense,

 

COORDENADORIA DE ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA BIBLIOTECA PÚBLICA:

À Coordenadoria de Organização e Desenvolvimento da Biblioteca Pública compete fomentar políticas de incentivo à leitura institucionalizada e em operação.

 

Competências

A Secretaria Municipal de Cultura tem por finalidade desempenhar as funções de cultura, através do estímulo ao cultivo das ciências, das artes e das letras, planejar, coordenar e executar programas e projetos voltados para o desenvolvimento cultural, socioeconômico, educacional no município de Teotônio Vilela - AL, promovendo a interlocução entre sociedade e poderes públicos, proporcionando o debate e a intervenção de diversos segmentos culturais, na formulação, no monitoramento e na avaliação de políticas públicas voltadas à infância, aos jovens, aos adultos e aos idosos.

 

Diretrizes

Reestruturar e fortalecer o órgão de gestão pública da cultura, no que se refere à estrutura organizacional, bem como na infraestrutura e nos equipamentos, otimizando os serviços ofertados;

Garantir o acesso à população na criação de políticas públicas culturais;

Fomentar políticas de incentivo à leitura institucionalizada e em operação;

Preservar, proteger e promover o Patrimônio Cultural Material e Imaterial do município de Teotônio Vilela;

Fomentar a cultura em todas as suas áreas, de maneira democrática, participativa e por adesão dos interessados;

Proporcionar às comunidades remanescentes de quilombo de Teotônio Vilela, oportunidades de desenvolvimento, preservação e valorização da identidade e das suas práticas culturais;

Difundir e Impactar positivamente a sociedade a partir de iniciativas sociais pautadas na economia criativa, socioculturais, socioambientais e artísticos;

Implantar e/ou implementar políticas públicas culturais de Promoção à Diversidade e à Cidadania.

 

Objetivo Geral

A Secretaria Municipal de Cultura-SECULTV visa garantir a promoção dos diversos segmentos culturais atuantes no município vilelense, percebê-los como protagonistas na preservação da história, dos costumes, das crenças, da construção da identidade cultural e, sobretudo, do desenvolvimento socioeconômico por parte dos munícipes.

 

Justificativa

Município de Teotônio Vilela-AL tem um grande potencial para as artes, para produção de fazedores de cultura, haja vista a quantidade de segmentos culturais atuantes em solo vilelense. Ano após ano, nossos artistas são reconhecidos em nível local, estadual e nacional. Ofertando uma gama diversa de obras: da cultura popular ao audiovisual, todos trazendo consigo as riquezas e as marcas da brava gente vilelense. Como também, a SECULTV percebe na cultura uma imensurável oportunidade para promover a história, os costumes, a construção da identidade cultural e, sobretudo, garantir desenvolvimento socioeconômico aos munícipes.

 

Público-Alvo

Comunidade em geral e, quando possível, demais regiões.