Ampliar Fonte
Reduzir Fonte
Normalizar Fonte
Mudar Contraste
Página
Início / Defesa Civil

Defesa Civil

Criação da Defesa Civil, Lei: municipal nº 786/2013 de 18 de abril de 2013, pertence

aos quadros da Secretaria de Administração, Gestão e Patrimônio.

 

Órgão Governamental Municipal que visa a segurança da coletividade e a proteção global da população.

O Poder Executivo Municipal é responsável por sua implementação e funcionamento. E o órgão responsável pelo planejamento, articulação, coordenação, mobilização e gestão de ações de DC no âmbito do município.

Age de acordo com um conjunto de procedimentos voltados à redução de desastres, sejam eles naturais ou provocados por atividade humana. Apresenta ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação nos planos de gestão de risco; recomenda e padroniza os aspectos relacionados ao monitoramento, alerta, alarme e resposta a fim de reduzir os danos e prejuízos decorrentes de desastres, bem como proteger a sociedade de eventos adversos.

 

Identificar e mapear áreas de risco;

 

Definir atribuições dos órgãos do sistema municipal de defesa civil;

 

Realizar monitoramentos meteorológicos, hidrológicos e geológicos das áreas de risco, em articulação com a união e o estado.

 

Serviços prestados

Palestras e Treinamentos

Tema: Primeiros Socorros

 

Primeiro Socorros Objetivo: Reconhecer os sinais básicos para salvar a vida de alguém dentro da sua casa ou no emprego. Quais são as manobras mais praticadas para quem está no trabalho, escola ou em casa.

Saber sobre: AVC, Infarto, Desmaio, Engasgo, Convulsão, Queimadura, Fratura, Febre. Todas essas informações e procedimentos, tem como objetivo manter os sinais vitais e tentam evitar a piora do quadro na qual a pessoa/vítima se encontra.

 

Tema: Combate a Incêndio

Saber como se comportar diante de um incêndio é fundamental para todos, estejam em um   ambiente de trabalho ou em casa.

 

Se combatido o mais rápido possível, um incêndio pode salvar vidas e bens, assim como   também evitar sua propagação para outras áreas ao redor do local que iniciou o fogo.

 

E de grande valia que todos saibam como utilizar equipamentos de combate a incêndio e também conheçam as técnicas para que sua ação seja ágil e correta durante um incidente ou acidente.

Combate a princípio de incêndio no local de trabalho, Riscos de incêndio na planta, Comunicação de incidente, Evacuação do local de trabalho, Tratamento de vítimas de princípio de incêndio, Tipos de extintores no local e Utilização de extintores.

 

Treinamentos

 

Os objetivos de um treinamento são: Impulsionar a eficiência. Considera-se Desenvolvimento como   uma forma de aperfeiçoamento pessoal que consiste em aprimorar o conhecimento e as habilidades de natureza complexa e não estruturada, em órgãos públicos.

 

Vistoria Técnica — Defesa Civil

 

Descrição

 

O interessado poderá solicitar uma vistoria de um Técnico de Defesa Civil para avaliar a situação de risca do local.

 

Taxa

 

Sem custo.

 

Requisitos:

Informar Local da Vistoria, Endereço, Nome Proprietário do Imóvel, Nome do Locatário (se for o caso), Telefone, Descrição da irregularidade.

 

Documentos Necessários:

 

RG e CPF

 

Quem pode solicitar

 

Qualquer munícipe.

 

Prazo Máximo:

 

5 dias

 

Unidade responsável

 

Coordenadoria de Defesa Civil.

 

Unidades prestadoras

Secretaria de Habitação — Setor de Engenharia

 

Base Operacional

 

  • Coordenador:   Anderson Clayton de Oliveira Silva
  • Endereço:  Rua Manoel Roberto S/N — bairro Sebastião Vilela
  • Telefone: (82) 9 9402-8290
  • E-mail: defesacivil.tv.al@outlook.com
  • Horários de    atendimento ao público: 8h00 às 12h00 e 13h00 às 17h00
  • Atendimento    Emergenciais: 24h por dia.