Ampliar Fonte
Reduzir Fonte
Normalizar Fonte
Mudar Contraste
Página
Início / Atenção Básica

Atenção Básica

A Atenção Básica ou Atenção Primária em Saúde é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial, seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade.

 

Na Unidade básica de Saúde (UBS) é possível receber atendimentos básicos em Clínica Geral, Enfermagem, Pediatria, Ginecologia e Odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

 

A Atenção Básica de Teotônio Vilela possui 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS), com 19 equipes de Saúde da Família e 19 equipes de Saúde Bucal (ESF/ESB), 12 postos de apoio, 03 polos de Academia da Saúde, 01 equipe de Saúde em Casa. Além de desenvolver ações de promoção à saúde, programa de saúde na escola – PSE, ações de vigilância alimentar e nutricional, acompanhamento das condicionalidades do Bolsa Família. Atenção Básica de Teotônio Vilela desenvolve os programas de saúde de forma articulada, Rede de Atenção à Saúde, e dentro dos níveis do SUS.

 

REQUISITOS NECESSÁRIOS:

Para o usuário ter acesso aos atendimentos aos serviços de saúde do município ele deve fazer seu cadastro (CARTÃO SUS) e da sua família na unidade de saúde mais próxima da sua residência. Para realizar o cadastro, é preciso comprovante de endereço, documento de identidade e, no caso de menores (acompanhados dos pais), a certidão de nascimento. Sempre que precisar dos serviços do posto de saúde, o usuário deve levar o Cartão SUS.

 

ENDEREÇO:

Rua: Vereador Manoel Firmino, S/N - Centro - Teotônio Vilela/AL

CEP 57265-000

Contatos: (82) 3543-1114

Coordenador: Edson José Houly de Almeida Melo

Funcionamento: Segunda à Sexta-feira das 07h ás 16h30min

Email:  atencaobasicatv@outlook.com; diretorestv@hotmail.com